Pretos e Brancos: Realidade Política*
Nota: Mesmo agora, passados 35 anos desde a independência nacional, o desequilíbrio económico entre negros e brancos no nosso país é ostensivo. E não se pode falar nisto, pois a minoria privilegiada fica chateada, incomodada!
Fonte: SA
Comentario
Deus nos fez Iguais, apesar de tudo..
Bangura | 12-10-2010
Da mesma forma como o mosaico das plantas (visiveis a olho nu ou nao), Climas e Animais(visiveis a olho nu ou nao tambem...), as Aguas salgadas e doces, as racas humanas, etc....
Ninguem esta fora do contexto Natureza ou Criacao...
Todos nascem, adoecem, crescem, choram, riem, comem, cacam, enfim...
O Maior problema nao e social ou de convivencia, mas sim de GANANCIA politico-economica....
Todas as diferencas sao malignamente aproveitadas por uma meia duzia de espertalhoes para tirarem dividendos economicos ou politicos.
O Resto e Maldade por maldade.
Ninguem nasce formado.
Tudo aprendemos ca fora do Ventre materno, influendciados pelo meio que nos rodeia.
Os homens inventaram as fronteiras, o dinheiro, os exercitos e Governos por simples Gula e Ambicao pela fama via "poder".
Ate ja cruzam Tigrezas com Leoes e sei la o que mais, tudo pela Gula do Dinheiro
Parece brincadeira mas as Mulheres tambem sao outra razao da discordia mundial
Um quer protege-las, o outro quer te-las. E elas que nao resistem as tentacoes (?!)
Tudo que Deus fez e perfeito
La onde intervem a mao do homem, surge sempre o desequilibrio...
As pessoas deveriam manter-se puras, mas conviverem na irmandade e nao se lancar nesta hybridagem que so nos trouxe esta Sarna que estamos com ela.
Para mim a Europa do Oeste e o epicentro de toda confusao que se instalou sobre o Planeta Terra....Com a aventura diabolica deles da Colonizacao, armados em bandidos conquistadores e Piratas maritimos.
No Caso concreto de Angola, foi o Salazar ate Rosa Coutinho com o Neto e seu MPLA-pt que sao os Bufos e Assimilados herdeiros da desgovernacao do imperio Tuga e continuadores da obra de Salazar ate hoje.
Os Pretos que somos nos, temos uma ardua tarefa de resgatar este Pais e devolver a dignidade ha seculos adiada e negada aos autoctones.
Quando o Yanick cantou da mudanca de mentalidades, os bebedores do BINHO, fornicadores de mulatas, civilizados ficticios, comedores de Bacalhau e tomadores de Sopas sairam em bloco para vomita-lo...
Nunca se tapa o fumo com a Peneira. Enquanto fingirmos esta tal de multiracialidade, o Baril de polvora vai -se avolumando.
Mas vale falarmos disto ai abertamente e encontramos saidas airosas.
Afinal de contas e uma riqueza imensa adicionada a esta cultura da angolanidade.
Muitos ate nos invejarao, porque estes ainda teem um longo caminho para chegarem aonde nos ja andamos.
Pensem no OBAMA e nos Amerindios vs Europeus...
Hoje em dia ja nao ha Pais nem Povo, que consegue viver fechado a si proprio...
estudar
bakongo | 05-10-2010
problema de africa em geral e que os nossos lideres nao se vem na cultura africana, sempre atraz da europeu, isto e muito pior no kaluandas por se axarem cultos emnao falarem ligua local, pq se fores no soyo, cabinda todo mundo fala lingua e veste como africanoi e come funge tds os dias, isto e nao esqcer as tua origens, pq se vc nao sabe aonde vem e ouve estorias dos brancas tas vendido. nos temos de parar e sentar e dizer aonde estamos e para aonde qerems ir e como xegaremos la, os negors tem de tentar criar riqueza entre nos, e com irmaos de africa pq o europeu nao qr q a gente avance, se nao vao ter de pagar caro pelos nossos minerais. outra questao tem haver com casamento com mulatas e brancos isto tb atrasa tudo, mas tudo isto foi plano do colono, como foi bem ditono artigo Meu avo disse, enquanto criolos tiverem a mandar isto numca vai ficar bom..
Re:estudar
ex-colono | 08-10-2010
Ainda bem que este considera o "funge" como prato tradicional.Trazido pelos tugas das américas.Afinal sempre consideram algo de positivo nos 500 anos não?
londres
alvaro | 03-10-2010
Ha racismo sim em Angola,infelizmente brancos ou mulatos sentem-se ofendidos quando algum negro(jornalista) toca no assunto.Porque sera??Angola para os angolanos.E de preferencia de tez mais escura.tenho dito
Lisboa
Suzana | 03-10-2010
Eu sou angolana, fruto de imensas misturas. Sou de raça negra apesar de ter descendência branca, índia, árabe, negra, não é por este facto que deixo de ser tão angolana como os de mais pois a minha família já esta em Angola a mais de 400 anos e pertenço a uma das maiores famílias de Angola que é a família Costa Carneiro. A pessoa que fez este artigo esquece-se que fomos colonizados durante 500 anos pelos portugueses? Quanto a meu ver é um complexado, e por outro lado se existem mais quadros de raça mista isso devesse ao facto de muitos angolanos de raça negra na era colonial não tiveram acesso as escolas acho que esta situação é de conhecimento de todos. Agora digam-me que culpa tem os mistos se os governantes angolanos não construíram escolas para esse povo analfabeto. Pois quem manda em Angola na sua essência são negros por sinal bem escuros é só olhar para o nosso presidente e outros governantes. Este artigo foi escrito por alguém que ainda não se deu conta que em Angola daqui a 100 anos já não existirão angolanos negros genuínos mas sim todos mestiços.
Re:Lisboa
The President | 01-08-2011
Sra. Suzana, estando ou não a 400 anos a sua familia em angola, não justifica que tenham perdido a origem "assassina"europeia. Tentou mais não conguiu enganar o mais destraido e muito menos alegrar-me. Daqui, a 100 anos, os nativos-angolanos, não darão o prazer a si e aos seus extreminadores, de que façãm. Angola, terra dos mulatos.
Miramar
Luisa Mascarenhas | 03-10-2010
Os negros são bons no desporto, no sexo e na dança. No resto é para esquecer
Re:Miramar
alvalade | 05-10-2010
nao digas isto, se fores ver a historia do mundo, nao a contada pelos europeus, vas ver q isto e uma pura mentira, chamavao africa de continente sem esperanca e tudo mais, mas e tudo cabala do ocidente, procura livros escritos por africanos para africanos,vas te informar melhor. se quiseres posso emprestar te uns, mas a maioria ta em ingles.
Re:Miramar
The President | 01-08-2011
Luisa Mascarenhas, apesar da curta visão. Vê-se que ês uma boa, "tira-calçinha", e delirante do atleta-negro-africano. Que a sra continue a desfrutar de muitos orgasmos com negros.
ARCENARIO11@HOTMAIL.COM
Mulato angolano | 03-10-2010
RACISMO EXISTE SIM, eu presenciei racismo com os meus olhos. Mas nos nao devemos culpar apenas os mulatos ou os brancos, mas sim devemos culpar tambem os pretos, porque e de conhecimento de todo mundo que a raca negra em angola prefere ter um relacionamento com um branco ou mulato em vez de uma pessoa preta. EU falo porque eu sou mulato e durante a minha vida em Angola eu tive sempre vantagens porque eu so mulato.
jibóia
ex-colono | 03-10-2010
A negritude que não se sente bem na sua pele inventa.Racismo em Portugal?Com branco a abrir valas ao lado de pretos?A sustentar quase um milhão deles, boa parte dos quais não faz nenhum?Que muitos deles vivem da droga e da "exportação" daquilo que não é deles?Onde existe um SOS racismo enquadrado por pretos que censura tudo?Onde uma ex-guerrilheira independista chega ao 4º lugar no MP?Onde por discriminações positivas pretos chegaram a coronel?Onde a lei dá os mesmíssimos direitos até a ilegais?Onde um preto não precisa de dividir com um branco para criar um negócio?Mas julgam que isso da igualdade se obtem por decreto?E o mérito?A sabedoria?Eu vivi muitos anos em Angola.Deixem de ser invejosos.Tal como antes do 25 o que interessa é o dinheiro.E quem tem dinheiro não se queixa de racismo...
Queixem-se dos brancos aí que nós vamos queixar-nos da despesa que a negritude nos dá.Se quiserem uma lista...
Re:jibóia
joao paulo | 03-10-2010
Jiboia,se formos a fazer "listas" de quem roubou mais quem olha que voces tugas tem um divida daqui ate jupiter porisso se tens vergonha na cara fica caladinho e quietinho,voces brancos(nem todos,mas os da classe baixa com pouca formacao como provavelmente deve ser o seu caso)tem um complexo de superioridade se nexo,mas prontos,como esta se a ver os tempos estam a mudar e um dia so vossos filhos ou netos ainda vao o mesmo que negros estam a passar na europa em Angola e africa,essa dia vira,para o mulato sanzeliro de olhos azuis que diz que todo o sitio aonde existe branco no poder as coisas etam bem e porque nunca foi a europa de leste,sul america e outros paraisos governado por brancos...enfim..
Re:jibóia
Mestiço do Mpla | 03-10-2010
DEsde que a UNITA veio para as cidades, o racismo e o tribalismo aumentou...a tendéncia é perigosa! é preciso começar a levar os casos a tribunal...
Realismo vs. Hipocresia
Jiboia Pacifica | 03-10-2010
Todo cidadão tem direito a uma opinião e aqui vai a minha: Sou um sujeito que trabalha num lugar onde 70% são brancos, e o resto são negros e asiaticos. Não existe discriminação e nem eu sou racista, apenas realista. Vivi em Angola muitos anos. E a verdade nua e crua é esta: Existe racismo e em grande quantidade. Só nao acredita nisto quem não quer. Fala-se mal dos pretos e o pessoal ri-se da sua desgraça . Não se esqueçam de onde vêm a maioria dos brancos em Angola. Vêm de um pais altamente racista: Portugal. Amo os brancos, mas não vou a ponto de esquecer o sentimento triste que muitos deles têm contra os escurinhos. Se continuar-mos a defender cegamente os prevaricadores, sem uma avaliação profunda do fenómeno que se passa em Angola, corremos o risco de perpetuar este mal, que nós um dia voltaremos a experimentar na pele. Existe racismo nas empresas, nas discotecas e a até no Mussulo ! O que ganhamos por esconder o mal, quando podiamos de cabeça fria debater este problema ? falar de racismo, não significa ser racista, nem significa exalter os animos para vinganças, não meus camaradas, irmãos e maninhos. Significa antes tentarmos resolver o que esta mal, para o bem da convivência pacifica entre todas as raças. Significa prevenir problemas em vez de tentar remedia-los no futuro. Temos de, nesta questão ser, proactivos e nada esperar ser Reactivos. Paz
luanda
indignado | 03-10-2010
pois é ai estao os nossos amigos chineses agora quero ver o que vao dizer os comentaristas do costume que dizem sempre que o portugues é isso e aquilo ai esta os vossos amigos do oriente a tratarem-vos muitissimo bem.Todos sabem que os chineses nao respeitam lei laboral nenhuma se é assim na china quanto mais em angola o nosso grande problema e que nos angolanos nao sabemos reconhecer que o erro esta em nos mesmos ficamos sempre a espera que os que vem de fora(estrangeiros) é que vao resolver os nossos problemas depois da nisso meus senhores angola se tiver que ir pra frente tem de ser as nossas custas nao fiquem a espera que os estrangeiros sao nossos amigos pois nao sao estao se marimbando pra nós e nao importa se sao portugeses,chineses ou seja lá o que for esta gente so pensa no lucro durante o tempo de guerra apareceu de tudo em angola cubano,russo,sul africano,zairense etc e no fim quem acabou com a guerra fomos nos mesmos. pensem nisto
ultrage
descendente do rei ekuikui | 03-10-2010
a subalternizaçao do homem e da mulher negra em angola e em africa e um ultrage a memoria ,ao sangue derramado heroicamente por mulheres e homens angolanos pra a liberdade do homem negro. nao acredito que o sacrificio destes herois nacional tenha sido inglorio . mais a verdade e essa nao podemos continuar a pensar que a presidencia estrangeira que nos desgoverna tenha alguma vontade de resolver os nossos graves problemas. acredito que nos , a juventude de angola sabera na divida altura recorrer ao espirito de mandume e outros no sentido de devolver a dignidade (que continua emprestada ao inimigo de ontem,brancos ,mulatos e estrangeiros)ao homem negro. os nossos velhos ,as nossa viuvas,antigos combantes,mutilados e criancas precisam da nossa ajuda e ja. viva a negritude
Re:ultrage
Angolano - Sumbe | 03-10-2010
Meus irmãos Angolanos, não nos deixemos ficar nesta coisa de controlarmos as questões mesquinhas de racismo e quererem apontar dedos até, vejam só a indisciplina, aos nossos dirigentes. O que é que dizem da África do Sul do puro e genuino Apartheid em que em pleno ano de 2005 um negro foi jogado por um fazendeiro branco aos Leões? E... foi comido mesmo!!! Será mesmo que ninguém ouviu essa? Quem é o Presidente da África do Sul? A esposa do Presidente é branca também? Nós os negros de Angola é que temos que lutar para vencermos as peias do colonialismo, trabalhando, estudando, praticando desporto, cantando, etc., etc, etc., como conseguiram os nossos irmãos Blacks Norte Americanos. Provarmos que somos de facto capazes e melhores do que os brancos e mestiços juntos. Não adianta atiçarmos outra vez os ódios que só nos trazem desgraças de Ruanda. Não é na secretaria que acaba o racismo ou outra forma de discriminação. Quando andei nas Forças Armadas (FAPLA) o problema foi sempre esse. Vamos lutar pela Performance. Um conselho aos meus amigos da net. Obrigado.
Re:ultrage
Anónimo - Diaspora (United Kingdom) | 03-10-2010
Não é de surpreender, eu vivi estas situações raciais em Luanda na década 80, neste mesmo tempo, estava na moda os chamados Dacings. O famoso Paralelo 2000, Pandemónio, Sowteko, na Vila a Alice, estes, eram locais nocturnos em que a entrada de negros, era muito difícil. Eu Como negro, tinha acesso pela minha condição social na altura, permitia-me estar rodeado de mulatos e Brancos. Mais era uma situação totalmente desagradável para um negro ver os seus irmão a serem humilhados por porteiros como o Nando Bolota, chico Zé e tamtos outros que naquela altura sentiam prazer de maltratarem os negros nas portas. No entanto, o branco podia ser servente de Obras da Soares da Costa, deixavam-lhe entrar sem problemas independentemente do vestuário, enquanto o negro podia ser Engenheiro, se não estivesse acompanhado de mulatos ou brancos, não entrava. Mais tarde, abriu o Don Kixote na Baixa, com a gerência de franceses, mais o espelho não era diferente, quem entrava com facilidades eram as mesmas pessoas, barrando os negros por porteiros ignorantes também negros. Mais se formos a moral da história toda, a culpa principal é mesmo de nós negros angolanos que demos mais prioridades aos mulatos e Brancos prejudicando o nosso irmão. No Bingo, não se estranha porque os proprietário daquele estabelecimento são Mulatos, os irmãos Roque de Malange, que vivia em Carcavelos/Lisboa, na época em que Angola estava em guerra, regressando na década de 90. Ai, eles tém também um primo negro muito ignorante,estúpido e complexado chamado escurinho ou então Tigana. Se reflitirmos em torno desta perguntas, poderemos ver de longe de quem é a culpa. Quem governa Angola? São os negros Quem deixa a mulher negra quando tem dinheiro para casar com a mulata ou a branca como o caso dos entao famosos Venancio de Morás e o Loy já falecidos? É o mesmo negro. Quem é o dono do país? É o negro, então como é que estes mesmos negros deixam os outros tomarem conta do seu próprio terreno? Deve ser um pouco de distracção de nossa parte, e se não ganharmos consciência em valorizarmo-nos como Negro, será tarde. Aquilo pode vir a ser como Brasil, Cuba, república dominicana, onde o próprio negro não aceita que é negro, que não se deferência ao negro luandense que é o mais complexado de Angola. Muitos dos intectuais angolanos ai residentes, só sentem-se civilizados quando estão entre mulatos e brancos, Pensado que estar com eles, é civilização. Abram os olhos negros angolano que ai vivem, façam qualquer coisa e não choraminguem a espera de um milagre, porque ele está em vossas mãos Covardes de Uma figa.
Angolano de olhos azuis.
Sergio Vilar | 03-10-2010
Este assunto veio a luz porque os negros sentem-se inferiores aos mulatos. Isso e um facto, o negro sente-se inferior ao mulato. Nao quer dizer que sejam inferiores, mas como os miolos deles ja sao negativos, so atraiem pensamentos negativos. Se se empenhassem mais nas suas profissoes, talvez conseguissem melhores cargos. A maioria da populacao em Angola e negra e os proprios negros e que instiga o racismo em Angola. Sao eles que contractam os mulatos e os brancos. Agora também já contratam chineses até para vir tapar buracos ou construír as casas e hospitais dos própios negros. Será que o negro é incapaz de criar tecnologia propia? Incapaz de trabalhar, a ponto de encherem o país de asiaticos? Sera que os brancos e os mulatos sao assim tao superiores aos negros para chegarem ao ponto de ficarem com medo deles? Eu nao acho que ninguem seja superior a ninguem, mas uma coisa e verdade e todo o mundo sabe, os africanos sao preguicosos e nao pensam em evoluir. So pensam no dia-a-dia. Vao para a terra dos brancos e nao querem voltar mais para a sua terra Natal, porque estao melhor na terra do branco. Todos os negros que se encontram nos Estados Unidos e na Europa nao querem voltar para Angola, e porque? Porque o branco os da melhor oportunidade que os proprios negros como eles. Nao venham agora dizer que os cargos sao ocupados pelos mulatos por culpa deles. Se eles sao a minoria, entao porque teme-los? O pais nunca ira para frente com este tipo de mentalidade, e um dia que um branco ou mulato subir ao poder, podem ter a certeza que Angola ira para frente. Vamos agora analisar os paises africanos. Nos paises aonde o poder e controlado pelos negros, a economia e o pais em si esta numa miseria. Olhem o caso do Zimbabue. Correram com os brancos agora esta numa miseria. A Africa do Sul e desenvolvida porque? Sera que e por ser controlada por negros? Nunca! Africa esta condenada por Deus, porque os habitantes sao grandes feiticeiros que gostam muito do sacrificio humano, por isso e que receberam este castigo. Querem tudo com facilidade e depressa. E para alem do mais os Africanos nao sao unidos. Os brancos sao muito mais unidos, por isso e que as nacoes deles andam para frente. Digam-me o nome de um pais Africano que seja controlado por negros, aonde haja investigacao cientifica. Aonde haja productos que vao para o exterior (tirando os productos de cabelos :-)). Nao existe, e porque? Porque sao preguicosos. Agora passando ao assunto das minorias, e certo que os brancos e mulatos sao a minoria, mas nao quer dizer que tenham que ser tratados como minorias eticas. Para que isso? Sera que e para fazer os negros sentirem-se superiores aos brancos e mulatos? OS negros nunca se sentirao superiores porque eles tem complexo da sua cor de pele, e das suas feicoes fisicas. Nao vale a pena negarem, porque todo o mundo sabe que os africanos sao deficientes em beleza fisica. Nao e culpa deles, mas e a realidade. Se realmente querem abordar este assunto, entao que deixem de ser complexados em primeiro lugar, porque nao vale a pena negarem. Os negros sao complexados e racistas, porque sempre tratam os mulatos como tugas e nao como oriundos da terra deles.
Re:Angolano de olhos azuis.
Anónimo | 03-10-2010
Eu tenho vários amigos em Luanda e vejo fotos d efestas , de convívios em bares , discotecas , festas de fim de ano e admiro a presença nessas imagens de pessoas de todas as tonalidades , incluido estrangeiras . Há racismo em todo o lado . Sempre houve . Xenofobia , entre pessoas da mesma raça , mas de culturas ou religiões diferentes . Angola , até está numa situação bastante priveligiada dada a enorme história multicultural e racial que teve . Eu pessoalmente tenho diversos amigos angolanos , embora seja luso-descendente , com os quais partilho uma grande amizade . A amizade seleciona-se pelas pessoas , não pela cor da pele ...e olha que tenho feito bons amigos ( que até andam por aqui ----) é pá mas não vou dizer ...quem são ....rsssss ...eles(as) sabem . Ser não-racista para mim , é uma forma de se ser culto . Racismo é burrice .
Re:Angolano de olhos azuis.
Angolano de olhos escuros | 03-10-2010
Angola é um país dos negros não aceitamos discriminação no nosso proprio país seja branco como mulatos tem que respeitar os negros porque este é nosso não dos brancos estamos no mundo civilizado o branco não é superior ao negro nem o negro é inferior oa branco todos somos criado a image de Deus no dia da justiça divina não haverá escolha de raças e Deus não distingue o homen pela mais pelas obras feitas abaixo o racismo e apelo a todos Angolanos se a lutar para acabar o racismo porque Angola é nossa não dos brancos.
Um tema pertinente
Negro | 03-10-2010
A minha Vênia ao semanario angolense por tâo corajosamente ter levantado essa questão do racismo.O tema sempre foi um tabu porque as pessoas mais privelegiadas não têm interesse nehum em abordar a questão porque para essa pessoas é prjudicial. Há racismo em Angola e não me venham com questões de competência.O assunto não tem sido abordado porque o poder de facto, dominado pelos individuos de pela mais clara, tem receio de perder os os seus privilégios.
Portugal
Bembe | 03-10-2010
Angola tem todas as possibilidades de mostrar ao Mundo que é um grande País. Com a ajuda de todas as classes sociais pode tornar-se numa grande Nação. Mesmo longe da minha Terra faço votos que Angola tenha tudo de bom e que os Dirigentes utilizem as Pessoas mais capazes, para puderem levar Angola para a frente.
Em Angola os mulatos são um perigo e são "portugueses"
ex-colono | 02-10-2010
Posso testemunhar que não é bem assim.Em 1973 pelo menos um ficou numa mata ao pé do rio Dange e sem a kalash...
O bom é indigenar em África e exigir a colonização da Europa...
ex-colono | 02-10-2010
Vejo que a propaganda contra o braco e o mulato rende.Atiçar o racismo rende.Havia racismo no outro tempo?Existe racismo no novo tempo.Mas em vez de se queixarem dos "colonos tugas", os piores, mostrem lá como era no resto da África.E já agora mostrem as estatisticas que Angola tinha comparadas com o continente.E vejam como andam...
prenda - luanda
ratinha | 02-10-2010
quem duvida desta realidade vai aki mesmo neste site na parte dos VIDEOS e clica la e veja o video que esta lá e depois reflecte: é para isso k lutamos e morremos pela independencia? e os k lutaram e morreram de verdade sao os negros??
realidade...
mickey mouse | 02-10-2010
Ha aqui gente que ou nao entendeu ou nao quer entender ou esta acomodado com a situacao,claro que em qualquer pais do mundo todo o habitante "autoctono" de la vai dizer que esse pais nao e racista,sempre vai haver um desculpa para estigmatizar os estrangeiros(por exemplo,na franca estam a "deportar" os ciganos neste momento,nem sei bem o porque),mas a realidade e que racismo ou estgamatizacao existe sim e em Angola infelizmente e contra o proprio negro,senao vejamos,percentualmente(e a comparar com um pais europeu) o numero de negros em posicao executiva e igual ao numero de brancos/mesticos na mesma posicao??percentualmente o numero de negros em posicoes inferiores e igual a de brancos/mesticos??e por ai alem,esses sao os factos meus caros,nisso e aonde se pode ver se existe racismo num pais ou nao...
ekuikui@hotmail.com
Ngola M'bandi | 02-10-2010
E encorajante e merecedor de aplausos o artigo do semanario angolense. Tabus como este devem ser debatidos na sua plenitude de modos a desinibirmo-nos dos preconceitos raciais que abundam no seio da sociedade angolana. E de notar que em Angola os mesticos e brancos sempre foram previlegiados pelo sistema. Na altura em que Angola encotrava-se a travar a guerra fraticida os mulatos e brancos sempre optaram pela nacionalidade Portuguesa, facto bem conhecido por todos nos. Mesticos em Angola sempre preferiram ou inclinaram-se no lado Europeu da sua lineagem em detrimento do africano que em certa medida desprezam apesar de ser o continente que os viu nascer. Angola e pra os angolanos que identifiquem-se com os nossos costumes Africanos e que tenham uma inclinacoa Africana irrepetivamente da sua tez da pele. Angola tambem e pra aqueles que queiram contribuir dignamente para o seu engrandecimento e que sem recio e preconceitos ivocam seu nome. Acabemos com a lavagem cerebral que nos foi incutida pelo colonialista portugues que quanto mais claro fores mais inteligente e culto es. Acabemos com a marginalizacao das linguas nacinais a favor do portugues ligua favorita dos Mulatos e Brancos apesar de a termos como lingua oficial, Mulatos sao poucos que esforcam-se a falar os idiomas nacionais
anonimo
anonimo | 02-10-2010
Zé Eduardo, é mulato? nandó é mulato? ana paula é mulata? a governadora de luanda é mulata? o manuel vincente é mulato? os que conduzem os carros mais caros em angola, sao mulatos? os que teem mais casas, mais mulheres e uma porrada de filhos(e nao os sustentam) sao mulatos? a gatuna da joaquina da Defa é mulata? o presidente do TC é mulato? pitra neto é mulato? kopelipa é mulato? sanjar é mulato? josé morais é mulato? carlos feijó é mulato? aguinaldo jaime é mulato? paulo tchipilica é mulato? roberto de almeida é mulato? kundi payama é mulato? petrov é mulato? familia van dunem são mulatos? Pessoal vamos ser sérios.
Alvalade - Luanda
Anónimo | 02-10-2010
Para termos uma vida digna temos que ter também bons hábitos que partem da educação e instrução. Muitas vezes as nossas tradições atrasam-nos, por exemplo,dois colegas de cores diferentesum mulato e um negro arranjam emprego numa empresa Petrolífera, o negro amiga logo 3 ou 4 mulheres, passa a ter mais encargos, é um hábito da sua família. O outro, com hábitos diferentes, tem a sua esposa, depois de algum tempo, compra carro novo , casa nova,etc. E passa a ser alvo de inveja. Mas aí o que conta é a educação de origem europeia que ele teve. Existem outros casos ligados à tradição: acontece um óbito, o colega negro fica um mês em casa, é despedido, etc. O que temos de fazer é eliminar muitos aspectos negativos da nossa tradição, que fiquem apenas os aspectos positivos
Estudante de Jornalismo
Sonia Varela - Luanda | 02-10-2010
Que tal um artigo sobre "Negros que estão no poder e não fazem nada" Seria interessante!!! Ou então, "Qual o negro no poder que cometeu mais asneiras?" Com certeza não encontrarão minorias... Negros abram os olhos, porque depois deste artigo, os mulatos e brancos (minorias) que estão no poder das empresas, dos bancos, das repartições públicas ( e diga-se bem confortaveis)vão proteger-se ainda mais!!! E nós, como o sucesso do nosso irmão sempre preocupa, já vamos provocar confusão. Ajude também o seu irmão negro "CAPACITADO". Alguem consegue??? Só se não encontrar defeitos. Não é assim??? Porque ele não estuda, pq é burro, vai roubar... Francamente Angola de negros -maioria ou de mulatos e brancos-minoria???? Pq não ANGOLA DAS OPORTUNIDADES, DAS FESADAS????
Diaspora - Brazil
Jorge de Carvalho | 02-10-2010
Devemos parabenizar o jornal S A pela iniciativa de colocar a tona este tema bastante importante mas que vem sendo um tabú em Angola. Me paresse que o comentarista Minu gostaria que o tema não fosse motivo de debate. Discordo, eu sou mulato mas não tenho medo de afirmar que existe preconceito racial em Angola, apesar de não viver ai ha muito tempo, existem problemas graves acontecendo neste sentido desde preferencia a brancos e mulatos em empregos e ate locais onde os negros salvo excessões não podem entrar(materia que ja foi abordada pelo S A) mas acredito que deve ser feito um trabalho antropologico sobre esse assunto alias foi o que me pareceu nos artigos do jornal, porem se queremos um país justo socialmente igual devemos discutir temas como esse de forma bastante ampla ivitando assim qualquer tipo de tabú. Os tabús foram uma estratégia do colonizador esqueçamos para construirmos uma verdadeira nação. O dialogo, o debate amplo e franco são a melhor maneira de sanar problemas sociais. Hoje isso ainda não é um grande problema mas se não for discutido ate a exaustão poderá ser no futuro uma fonte de tensões sociais, olhemos o exemplo do Brasil que acordou tarde para esse fenomeno e as consequencias graves disso hoje quase insuportáveis.
noemateus@yahoo.com.br
Noe Mateus | 02-10-2010
antes gostaria muito de agardecer esta oportunidade que tenho de escrever para este jornal. é bem verdade que durante o poder colonial os negros angolanos foram dominados pela minoria branca e desde o alcance da independecia que o poder estatal caio nas mãos da maioria negra. só que o poder economico ainda se encontra nas mãos da nimoria branca que no meu ver usa bem esse seu poder economico para formar os seus descendentes em varios campos da sociedade e não é justo que façamos separação destes grupos(brancos e mistiços) devido a sua cor de pele, mas o que a maioria negra deve fazer é também investir nos seus descendentes e não fazer lutas dessonestas como " se eu -Negro- não for você-branco,mistiço-também não vai. o medo de nós negros perder o controle da situação nos torna incapazes de mostrar o nosso real valor porque vivemos fazendo bloqueios e chorando pelo leite derramado desde a era colonial... assim não dá! temos que saber que temos capacidades de fazer as coisas acontecerem sem necessariamente criar intrigas que só reduzem mais o desenvolvimento socio-economico do país. deste jeito estaria concordando infelizmente com a Discriminação racial que eu acredito muito que em angola quase não existe, Angola é de todos nós quer seja negro, branco ou mistiço... para terminar eu gostaria de perguntar ao semanario. de quem é este jornal? de negros, brancos ou mistiços?.. se responderem uma dessas opços eu direi que estam errados porque apesar de ser privado é de todos os Angolanos seja negro, branco ou mistiço somos todos que apesar da cor da pele compramos, lemos e contribuimos. obrigado
Assassinos
MAN davide | 02-10-2010
e verdade como é possivel numa terra de negros esse porcos, de lusos criolos tropicalista do mpla e que tem tudo? como é possivel? enquanto a maioria passa a fome, são estes porcos para melhor reinar atiram os autoctonen gentios como o kundiyapalama assassinar os seus irmãos de sangue ate da sua propria cultura, em troca de previlegios.
vivem em talatona e jantam no pintos restaurante grandes carros enquanto os autoctonen para sobreviver tem que estar na zunga.
os lusos criolos tropicais do mpla, assassinaram grandes quadros angolanos,autoctonen. irmãos rendemos uma homenagem a estes quadro, que foram cilenciado pelos barbaros de lusos criolos do mpla.Nito Alves, Zé van dunen, David Zé , Albano de castro,Sita valles, Monstro Imortal,bakalof, Savimbi, general Bula matadi, big joy buffalo bill, Alicerce mango, Chimbili, Salupeto pena, Ben Ben pena, chitunda caladunla, tantos outros.
AMEM.todod estes valorosos combantente de liberdade e de uma indenpendencia total, foram Assassinados, pelos lusos criolos tropicais e lacaios do mpla JSE.
Nao entendi!
Minu | 02-10-2010
porque e paraque? eu sou preto com bwe de orgulho os brancos tambem somos todos humanos
Re:Nao entendi!
minie mouse | 02-10-2010
sao pessoas como tu que gostam de relativizar tudo que contribuiram para a escravatura e colonialismo dos negros. somos todos seres humanos, em que país no mundo ja viste um negro a mandar mais que um branco? ves isso na europa? algum europeu alguma vez te dirá que a europa é tb terra de negros? ja em angola as minorias teem mais voz, como é possivel? nem podes dizer que angola e africa sao terras de negros, és logo racista! mas na europa isso é dito de boca cheia e nada acontece. reflicta amigo...vamos deixar de ser ignorantes...